quarta-feira, 17 de março de 2010

Adolescentes... ufffa! Tempo livre porque não?

Venho por este meio partilhar a minha profunda irritação e desilusão com os adolescentes de hoje em dia... (sei que pareço uma cota a falar mas a verdade é que o gap geracional sente-se e de que maneira!)
Passo a contar o episódio que levou a tal irritação... Estamos a organizar uma pequena oficina de teatro na biblioteca de Penela, a actividade não estava propriamente muito bem planificada mas serviria como uma forma de ocupar o tempo livre dos jovens desocupados- ou por outras palavras, conseguir que não passem a tarde a anhar ou a fazer barulho na biblioteca.Hoje a coisa começou com pouca gente mas até nem estava a correr mal... o problema foi mesmo termos vindo para a rua... já sabemos que nesta idades se encontram as maneiras mais estúpidas de auto-afirmação especialmente quando se tenta impressionar as miúdas.... chegou a um ponto que não aguentei mais e parei a sessão para dar um raspanete aos mal comportados! Acabamos por finalizar a sessão ás três e não às quatro....
Coloco então a questão: o que fazer para ocupar o tempo livre destas criaturas???
A minha sugestão é NADA!!
O tempo livre é o que é... tempo para ser livre! O problema que se põe é que alguns não sabem ser livres e então decidem que a melhor coisa é chatear as pessoas e estragar coisas!
Que podemos fazer para interromper este ciclo de destruição e falta de interesse?
Pois não sei muito bem... será que nós também éramos assim tão desinteressados de tudo? Tão pouco criativos? E como se justifica a falta de respeito por tudo e todos?
A liberdade aprende-se... quando chegamos a um ponto que até a brincadeira é planeada e programada ao pormenor, o que é que acontece à espontaneidade e à criatividade?
Para criar é preciso ter "vontade de..." e não ser "obrigado a...."
Ao obrigarmos estas criaturas a ter aulas de música, pintura, ballet, dança, malabarismo, teatro e outras coisas semelhantes estamos a cortar uma coisa fundamental, a capacidade de decidir o que fazer com o tempo livre e a vontade espontânea de criar!





Sem comentários:

Enviar um comentário